O Hipertexto.
O hipertexto são considerações feitas sobre o assunto elencadas em fragmentos formada por conexões que interligam em uma teia de informações seguindo uma seqüência de textos, e tem por objetivo oferecer ao leitor, oportunidade de navegar por diferentes considerações dentro do assunto.
O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma idéia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta referencias, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer leitura linear, podendo seguir o que mais gosta.
Como afirma Sergio Roberto, em uma definição mais clara: O espaço da internet possui novas formas de escrita e leitura com características específicas que provocam mutações no/do ler/escrever, as quais escapam à sucessividade canônica das ferramentas ou dos suportes de escrita tradicionais. Nosso objetivo é discutir e analisar essas mutações, em razão da emergência de novos gêneros discursivos e textuais, produtos histórico-sociais construídos no computador. Na análise, focalizamos a relação enunciativo-discursiva da ferramenta, do suporte, dos dispositivos, da materialidade do código, do espaço enunciativo e da arquitetura hipertextual com algumas formas de comunicação (correio eletrônico, fóruns, chats...) e com a navegação (produção e compreensão) hipertextual, com base em dois conceitos de gêneros: os discursivos de Bakhtin (1953/1994) e os textuais de Bronckart (1999). Pudemos concluir que características lingüístico-discursivas e enunciativas de várias ordens, ligadas à ferramenta,
ao suporte e a seus dispositivos, ao modo de comunicação hipertextual e ao espaço enunciativo virtual, levaram-nos a apontar o surgimento de novos gêneros e novas estratégias de ler/escrever.
O acesso a fontes de informações infinitamente aumentada trará mudanças e transformações fundamentais, e pesará na estrutura social modificando as modalidades de apropriação do conhecimento no uso do estudo diário e na apropriação do conhecimento gerado pelo estudo tecnológico
Oi Angela tudo bem? Bom dia!!! Sou profesor Rangel, multiplicador do Proinfo no estado do Amapá, trabalho com capacitação em tecnologia na educação e com educação a distância - Alfabetizaçãocom e inclusão digital coms os professores da rede publica do estado. O seu Blog foi colocado referência em uma pesquisa sobre navegação na internet com o tema Hipertexto. Parabéns!!!Abraços, Rangel.
ResponderExcluirOlá professora Ângela
ResponderExcluirVocê pode enviar o texto completo sobre Hipertexto que está no seu blog?
Obrigada
Vera Lúcia