tag:blogger.com,1999:blog-32206115032553870442024-02-20T18:36:19.081-08:00Professora AngelaProfessora Angelahttp://www.blogger.com/profile/03659789019317935144noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-3220611503255387044.post-66157806723539247642010-05-31T10:20:00.000-07:002010-05-31T10:21:50.925-07:00Importante estarmos trabalhando.Cuidar é a melhor forma de preservar<br />No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.<br />A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.<br />A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.<br />Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.<br />A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.<br />A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.<br />Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.<br />A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.<br />É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.<br />E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.<br />Por Jussara de BarrosGraduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola<br /><a href="http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/junho.htm">Junho</a> - <a href="http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/">Datas Comemorativas</a> - <a href="http://www.brasilescola.com/">Brasil Escola</a>Professora Angelahttp://www.blogger.com/profile/03659789019317935144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3220611503255387044.post-24922432749061355052009-09-08T11:37:00.000-07:002009-09-08T18:24:08.031-07:00ATIVIDADES GESTAR II.<div><iframe src="http://docs.google.com/present/embed?id=df89hb5g_48g69bgrht" frameborder="0" width="410" height="342"></iframe></div>Professora Angelahttp://www.blogger.com/profile/03659789019317935144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3220611503255387044.post-78153366269227551882009-09-08T11:30:00.000-07:002009-09-08T11:36:20.068-07:00Atividade 3.2<iframe src="http://docs.google.com/present/embed?id=df89hb5g_5d4th9d3w" frameborder="0" width="410" height="342"></iframe>Professora Angelahttp://www.blogger.com/profile/03659789019317935144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3220611503255387044.post-33069903894687106892009-07-06T12:40:00.000-07:002009-07-06T12:46:15.059-07:00Dentro da atividade 2.9 acessamos o wikdicionário no qual acrescentei uma nova palavra, "<a href="http://pt.wiktionary.org/wiki/angela">angela</a>" com uma simples definição de origem e siginificado.Professora Angelahttp://www.blogger.com/profile/03659789019317935144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3220611503255387044.post-12032165266248316412009-07-06T11:18:00.000-07:002009-09-16T18:48:02.988-07:00<div align="center"><span style="font-family:georgia;font-size:180%;"><strong><em><span style="color:#660000;">PORTIFÓLIO.</span></em></strong><br /></span><br />Neste momento da realização do curso, fazendo uma reflexão de tudo que produzimos, deixarei como relato as atividades realizadas no decorrer do mesmo, para exposição de meu trabalho realizado, e divulgação para que os colegas professores e interessados, possa usufruir das informações adquiridas. Sendo assim exponho as atividades realizadas em ordem, contendo os principais conteúdos como:<br /><br /><span style="font-family:georgia;font-size:130%;"><strong>Dentro da unidade 1.<br /></strong></span>- A atividade 1.1 que traz a reflexão do “Eu” como professores aprendizes que relata as expectativas e realização de nosso trabalho atualmente.<br />- A <a href="http://online.print2flash.com/content/f79a501b08b30fbed3bd31acfc5f7dde/"><span style="COLOR: rgb(51,51,255)">atividade1.2</span></a><span style="COLOR: rgb(51,51,255)"> </span>é o registro da própria reflexão sobre os momentos de aprendizagem relacionados à preocupação e/ ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino aprendizagem.<br />-A <a href="http://online.print2flash.com/content/f0a42f381a7330391feb0b8f2c13585f/"><span style="COLOR: rgb(51,51,255)">atividade 1.3</span></a> consiste na apresentação do vídeo de uma entrevista do Professor Ladislau Dowbor sobre Educação e tecnologia abrindo uma discussão sobre a reflexão do vídeo.<br />- A <a href="http://online.print2flash.com/content/480c261b953e93ca91b70f7a866bf9ca/"><span style="COLOR: rgb(51,51,255)">atividade 1.4</span></a> foram levantadas o relatório das tecnologias existentes em minha escola e seus usos.<br />-A <a href="http://online.print2flash.com/content/4df815ea4ca2cab038ffb51ecd9d1024/"><span style="COLOR: rgb(0,0,153)">atividade 1.5</span></a> consiste no relato da experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo os conteúdos curriculares trabalhados.<br />- A atividade 1.6 foi a apresentação do vídeo para análise de informações e experiência no qual foi realizada uma reflexão sobre como está sendo usada a tecnologia pelos nossos educandos.<br />- A <a href="http://online.print2flash.com/content/549c81989a737ecbb6a20892e7169984/"><span style="COLOR: rgb(51,51,255)">atividade 1.7</span></a> analisamos o “trabalho por projeto” fazendo um estudo mais aprofundado das experiências com o desenvolvimento de dos projetos.<br />- A <a href="http://docs.google.com/present/view?id=df89hb5g_43d8sgq9d7"><span style="color:#000099;">atividade 1.8</span></a> foi divulgado os resultados sobre as experiências adquiridas para os participantes da turma.<br /><span style="font-family:georgia;font-size:130%;"><strong>Dentro da unidade 2.<br /></strong></span>- A atividade 2.1 Foi realizado a criação de nosso blooger pessoal para agilidade de nosso contado entre os colegas no que consiste neste aqui apresentado.<br />- A atividade 2.2 Foi realizado a pesquisa sobre hipertexto e suas definições.<br />- A atividade 2.2b Que foi a construção de nossa definição própria sobre hipertexto.<br />- A atividade 2.3 Foi a realização da aprendizagem sobre como fazer um hipertexto.<br />- A atividade 2.4 Montamos nosso portifólio publicando-o em meu Blogger.<br />- A atividade 2.5 Programação de uma aula dinamica sobre tecnologia e criação de blogs para os alunos.</div><br /><div align="left">- A atividade 2.7 Execusão do projeto e relatório dos trabalhos.</div><br /><div align="left">- A atividade 2.9 Acesso ao wikcionário e construção de um verbete.</div><br /><div align="center"><span style="font-family:georgia;font-size:130%;"><strong><em>Dentro da unidade 3.</em></strong></span></div><br /><div align="left">-<span style="font-family:times new roman;"> A atividade 3.1 Pesquisa e análise sobre as Mídias Digitais.</span></div><br /><div align="left">-<span style="font-family:times new roman;">A</span><a href="http://docs.google.com/present/view?id=df89hb5g_17dfsfjzf7"><span style="font-family:times new roman;"> <span style="color:#000099;">atividade 3.2</span></span></a><span style="font-family:times new roman;"> Pesquisa e apresentação de vídeos.</span></div><br /><div align="left">-<span style="font-family:times new roman;">A<span style="color:#3333ff;"> </span></span><a href="http://docs.google.com/present/view?id=df89hb5g_29cknnffdz"><span style="color:#3333ff;"><span style="font-family:times new roman;"><span style="color:#000099;">atividade 3.</span>6</span></span></a><span style="font-family:times new roman;"> Planejamento de atividades para aplicação com os educando com tema em "Mídias Digitais".</span></div><br /><div align="left"><span style="font-family:times new roman;">-A <span style="color:#000099;">atividade 3.7</span> Apresentação do trabalho anterior realizado com os alunos, e seus trabalhos realizados.</span></div><div align="center"><span style="font-family:georgia;font-size:130%;"><strong>Dentro da unidade 4.</strong></span></div><div align="left"><span style="font-family:times new roman;">- A atividade 4.2 consiste na formação de "Mapas Conceituais" que auxiliará na promoção do aprendizado.</span></div>Professora Angelahttp://www.blogger.com/profile/03659789019317935144noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3220611503255387044.post-15507356624838387572009-06-29T10:59:00.000-07:002009-06-29T11:27:08.370-07:00Definição hipertexto.<meta equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 11"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5Cseduc%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:worddocument> <w:view>Normal</w:View> <w:zoom>0</w:Zoom> <w:hyphenationzone>21</w:HyphenationZone> <w:punctuationkerning/> <w:validateagainstschemas/> <w:saveifxmlinvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:ignoremixedcontent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:alwaysshowplaceholdertext>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:compatibility> <w:breakwrappedtables/> <w:snaptogridincell/> <w:wraptextwithpunct/> <w:useasianbreakrules/> <w:dontgrowautofit/> </w:Compatibility> <w:browserlevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:latentstyles deflockedstate="false" 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style="text-align: center; font-family: times new roman;" align="center">O Hipertexto.</p> <p class="MsoNormal" style="font-family:times new roman;"><span style=""> </span>O <a href="pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto">hipe</a><span style="font-size:85%;"><a href="pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto">rtexto</a> são considerações feitas sobre o assunto elencadas em fragmentos formada por conexões que interligam em uma teia de informações seguindo uma seqüência de textos, e tem por objetivo oferecer ao leitor, oportunidade de navegar por diferentes considerações dentro do assunto.</span></p> <p class="MsoNormal" style="font-family:arial;"><span style="font-size:85%;"> </span><span style="font-size:85%;">O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma idéia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta referencias, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer leitura</span><span style="font-size:85%;"> </span><span style="font-size:85%;">linear, podendo seguir o que mais gosta.</span></p> <p class="MsoNormal" style="font-family:arial;"><span style="font-size:85%;">Como afirma Sergio Roberto, em uma definição mais clara: O espaço da internet possui novas formas de escrita e leitura</span><span style="font-size:85%;"> </span><span style="font-size:85%;">com características específicas que provocam mutações no/do ler/escrever, as quais escapam à sucessividade canônica das ferramentas ou dos suportes de escrita tradicionais. Nosso objetivo é discutir e analisar essas mutações, em razão da emergência de novos gêneros discursivos e textuais, produtos histórico-sociais construídos no computador. Na análise, focalizamos a relação enunciativo-discursiva da ferramenta, do suporte, dos dispositivos, da materialidade do código, do espaço enunciativo e da arquitetura hipertextual com algumas formas de comunicação (correio eletrônico, fóruns, <i>chats</i>...) e com a navegação (produção e compreensão) hipertextual, com base em dois conceitos de gêneros: os discursivos de Bakhtin (1953/1994) e os textuais de Bronckart (1999). Pudemos concluir que características lingüístico-discursivas e enunciativas de várias ordens, ligadas à ferramenta,</span></p> <p class="MsoNormal" style="font-family:arial;"><span style="font-size:85%;">ao suporte e a seus dispositivos, ao modo de comunicação hipertextual e ao espaço enunciativo virtual, levaram-nos a apontar o surgimento de novos gêneros e novas estratégias de ler/escrever.</span></p><span style=";font-family:arial;font-size:85%;" > </span><span style=";font-family:";font-size:85%;" ><span style=""> </span>O acesso a fontes de informações infinitamente aumentada trará mudanças e transformações fundamentais, e pesará na estrutura social modificando as modalidades de apropriação do conhecimento no uso do estudo diário e na apropriação do conhecimento gerado pelo estudo tecnológico</span>Professora Angelahttp://www.blogger.com/profile/03659789019317935144noreply@blogger.com2